O QUE É?

A Terapia Comportamental, ou Terapia Analítico Comportamental é uma forma de intervenção aos problemas psicológicos que se destaca pela objetividade e pelos resultados mensuráveis. Possui um amplo conjunto de técnicas bem descritas e constantemente testadas em situações e problemas abordados pela psicologia aplicada.

No processo de terapia, o psicólogo identifica os comportamentos relacionados à queixa do cliente - qual a sua função, como eles se desenvolveram e o que os mantêm.

A partir da delimitação do problema, são realizados procedimentos para que o cliente aprenda maneiras mais adaptativas para interagir em seu ambiente e relações interpessoais. 

Não há um número pré-determinado de sessões, porém, por se tratar de uma abordagem mais pragmática e diretiva, em situações em que o cliente está efetivamente engajado na terapia, o processo tende a ser mais breve.

Atendimento Adulto: As sessões são individuais e acontecem semanalmente com a duração de 50 min. Além das descrições de eventos cotidianos, podem ser utilizados como recursos registros comportamentais, textos, vídeos,  entre outros.

Atendimento Infantil: As sessões são individuais e acontecem semanalmente com a duração de 50 min. No atendimento infantil, além da descrição de eventos cotidianos são amplamente utilizados recursos lúdicos como desenhos, jogos, bonecos, histórias, etc., por meio dos quais o psicólogo consegue avaliar e intervir no repertório comportamental da criança.

Atendimento Adolescente: As sessões são individuais e acontecem semanalmente com a duração de 50 min. Além das descrições de eventos cotidianos, podem ser utilizados como recursos registros comportamentais, textos, vídeos,  entre outros.

Orientação a Pais: Durante o processo terapêutico com crianças e adolescentes, os pais e/ou responsáveis participam de alguns encontros com o psicólogo para acompanhamento do trabalho e orientação quanto a procedimentos e condutas que podem ajudar no nas mudanças de comportamento da criança/adolescente.

COMO FUNCIONA?

Todos podemos nos beneficiar de um processo de psicoterapia. 

A terapia serve tanto para prevenir como para tratar problemas relacionados a comportamentos, pensamentos, sentimentos e emoções.

Uma pessoa que se sente saudável pode usufruir da terapia aumentando o seu autoconhecimento e com isso potencializar a sua capacidade de lidar com as mudanças da vida e atingir seus objetivos. 

Especificamente falando das situações que geram desconforto ou sofrimento, a terapia pode beneficiar casos relacionados a:

  • Agressividade/impulsividade

  • Déficits em Habilidades Sociais

  • Fobias

  • Depressão

  • Ansiedade 

  • Transtornos alimentares

  • Timidez/Isolamento Social

  • Enurese/encoprese

  • Transtorno Obsessivo Compulsivo

  • Sexualidade

PARA QUÊ SERVE?